terça-feira, 22 de julho de 2014

Ervas aromáticas: cultive, decore, aromatize, deguste!

Olá, pessoal!

O post de hoje está ainda relacionado ao tema "SABOR", mas dessa vez, acredito que serve praticamente como uma dica de saúde!

Não consigo pensar em cozinhar sem usar alguma erva aromática fresca, ainda que seja apenas a clássica combinação de salsinha e cebolinha, tão difundida em Minas Gerais (e no Brasil).
É fato que as ervas aromáticas dão um toque especial e diferenciado aos pratos, assim como agregam valor nutricional importante, tendo em vista que são fontes de vitaminas e sais minerais, dentre outros elementos nutricionais.
Particularmente, eu prefiro as versões frescas, embora várias opções de ervas secas sejam mais disponíveis. E foi ao voltar para o interior (Patos de Minas, minha terra natal) que me deparei com a grande questão da falta de disponibilidade de ervas frescas variadas. Assim, a melhor opção foi criar uma "horta" aromática em casa, em vasos mesmo.

Aqui em Patos de Minas, quando decidi procurar por tomilho (minha erva predileta), praticamente ninguém sabia do que se tratava! Assim, até mesmo para conseguir mudas foi um desafio! 
Minhas primeiras mudas de tomilho surgiram de uma origem inesperada: das prateleiras de hortaliças de um supermercado de Uberlândia. Na ocasião de uma viagem a tal cidade, comprei um maço de tomilho, separei os ramos que me pareciam mais saudáveis e coloquei em recipiente com água até que criassem raízes (acho que demorou entre 10 a 14 dias)! A partir de então, transplantei para os vasos em que ficariam definitivamente! E para minha surpresa, grande parte das "mudinhas enraizadas"vingou! 

(Tomilho, plantado em vaso)

Com o tomilho-laranja eu usei a mesma técnica, que também é bem válida e prática para o manjericão! Mas no meu caso, consegui mudas já estabelecidas de manjericão, o que facilitou bastante! O mesmo aconteceu com o alecrim, sálvia, hortelã, orégano, capim cidreira e manjericão/basílico roxo.

 (Basílico roxo)

 (Hortelã)

 (Basílico / manjericão italiano)

(Capim cidreira) 

 (Alecrim)

(Tomilho-laranja) 

(Orégano)

Além de servirem como temperos, várias dessas ervas servem para preparo de infusões/chás com propriedades interessantes, além de aromas e sabores que por si só já garantem a apreciação!

Uma das grandes vantagens do uso de ervas aromáticas e condimentos é agregar sabor e aroma às receitas e permitir, assim, reduzir o consumo de sal! Essa é uma medida importante para pessoas portadoras de diversas doenças, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, doença renal crônica, insuficiência cardíaca, dentre várias outras. E pra quem é saudável e não tem (ainda) nenhum problema de saúde, reduzir o consumo de sal é uma medida de prevenção importantíssima!

Ao longo das receitas que eu compartilhar no blog, ficará mais claro como eu costumo usar frequentemente as ervas!

Mas uma dica simples pra quem já quiser testar: sabe aquela combinação bem brasileira de pão (de preferência integral) e queijo no café da manhã ou café da tarde? Procure adicionar um pouco de ervas frescas (ou mesmo secas, como orégano) no seu lanchinho e você se surpreenderá! Eu gosto de variar! Tem dia em que coloco tomilho, no outro dia, orégano, e por vezes, sálvia ou manjericão!

Outra dica rápida: quando passar pelo supermercado e ver um maço viçoso de manjericão, não resista! Leve pra casa, lave bem as folhas, e depois de enxutas e picadas grosseiramente, misture com tomates em cubinhos, uma pitada de pimenta do reino, cebola roxa picada em cubinhos bem pequenos, pra quem gosta, e sal a gosto (mais uma vez a dica: tente habituar-se com menor quantidade de sal!!!). Deixe descansar por uns 30 minutos! Sirva como parte de uma salada, com azeite de oliva extra-virgem (veja próximo post, com fotos e receita)...

... Ou coloque sobre fatias de pão italiano com mozarela e leve ao forno, pra fazer uma deliciosa bruschetta!



(Bruschetta)

E mais uma vez, MANGIA CHE TI FA BENE!!!

Um abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário