terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Sugestão de roteiro: Suíça alpina em 3 dias, incluindo Glacier Express!

Grüezi, mitenand!!!

Depois de um bom tempo sem aparecer por aqui, finalmente estou de volta!

 E o post de retorno é para ajudar amigos aos quais prometi dar dicas de viagens pela Suíça por um curto período de tempo, tendo em vista que a maioria das pessoas fazem seus roteiros pela Europa incluindo vários destinos, de maneira que para a Suíça sobram poucos dias.

Este primeiro post será uma heróica tentativa de proposta de roteiro de 3 dias. Nos próximos posts com o mesmo intuito, pretendo propor diferentes roteiros para 5, 7 e 10 dias.

Bom, mas vamos aos 3 dias...

Como a Suíça é um país multicultural e com diversas atrações irresistíveis, acho justo fazer três propostas de roteiro de viagem, com perfis diferentes: duas para a impressionante Suíça alpina e uma para a Suíça mais urbana!

E para que esse post não fique infinito, o dividirei em publicações seriadas.

Vamos ao perfil de hoje (não é o meu preferido, mas é o perfil que uma amiga precisa, visto que quer fazer o Glacier Express. Portanto: Mari, este é dedicado a você!).


SUÍÇA ALPINA EM 3 DIAS, INCLUINDO A ROTA PANORÂMICA GLACIER EXPRESS!
Representação no mapa do roteiro proposto, para se localizarem geograficamente.
Primeiramente, 5 dicas de viagem para sobreviver na Suíça:

1) Baixe o app grátis da SBB (empresa de transportes ferroviários da Suíça)! Ele lhe salvará com as pesquisas dos horários e trajetos de trens (e ônibus e barcos)!
2) Baixe o app grátis: MeteoSuisse (o aplicativo da precisa meteorologia oficial da Suíça)! Coloque na tela de favoritos as cidades pelas quais vai passar!
3) Supermercados COOP e MIGROS: serão os lugares de salvação pra achar boas opções de lanches rápidos, comidas, queijos, vinhos, chocolates, biscoitos...
4) Não gaste seus ricos francos suíços comprando água mineral!!! Na Suíça, praticamente em todas as regiões há inesgotáveis fontes de água potável próprias para o consumo (inclusive a água da torneira da maioria das cidades)! Eu sobrevivi 28 dias tomando água boa das fontes das cidades, sem nenhuma intercorrência! (Vale a observação de que eu viajei no verão!)
5) Fique muito atento aos horários! Na Suíça a pontualidade é levada a sério! Se você atrasar 10 segundos pro trem, provavelmente terá que esperar pelo próximo!

1o dia: Zermatt

Nesta proposta, a jornada inicia-se em Zermatt, a cidade de um dos maiores cartões postais suíços: o Matterhorn (ou Monte Cervino), a famosa montanha que estampa as embalagens do Toblerone e de vários outros chocolates suíços!
A cidadezinha é um típico e charmoso vilarejo dos alpes suíços, um famoso destino de inverno, mas também um paraíso no verão, para quem curte atividades ao ar livre ou mesmo para quem quer apenas curtir a Suíça dos cartões postais!
Matterhorn e Zermatt, vistos a partir do trem a caminho de Gornergrat





















Se o tempo estiver bom e o Matterhorn estiver visível (visto que as nuvens frequentemente decidem escondê-lo dos sedentos turistas), recomento embarcar rumo aos principais pontos de observação do Matterhorn e das outras montanhas e geleiras da região, em uma experiência com neve garantida: 

Kleine Matterhorn/Glacier Paradise (a 3.883 metros de altitude, é um pico próximo ao Matterhorn, ao qual pode-se chegar através de um teleférico de montanha)
O teleférico para o Kleine Matternhorn (Matterhorn Glacier Paradise)
Eu em Kleine Matterhorn, com o Matterhorn ao fundo. Quer frrrrrio! Brrrrrrrr...
e Gornergrat (alcançado por um trem de montanha: Gornergrat Bahn, a 3.089 metros de altitude, é um ponto de vista panorâmica também para o Monte Rosa, o pico mais alto da Suíça).
Gornergrat: foto com o cão da raça suíça São Bernardo, com o Matterhorn ao fundo!
Gornergrat: ao fundo e à esquerda da foto, o Monte Rosa (Dufourspitze, o pico mais alto da Suíça)
Link para o site de Zermatt sobre as excursões às montanhas AQUI.

2o dia: Glacier Express (viagem em trem panorâmico de Zermatt para Saint Moritz - duração de 7 horas)
Glacier Express: mesa posta para a agradável viagem com refeição completa.
Glacier Express: vista durante um dos poucos momentos de bom tempo da viagem!
Esta é uma das mais famosas rotas cênicas dos trens suíços com vagões panorâmicos. Como todas as rotas especiais com vagões panorâmicos, a reserva deve ser feita com antecedência (pode-se fazer as reservas/compra pelo site, AQUI).
Glacier Express: ponto em que o Reno Anterior encontra-se com o Reno Posterior para originar o importante Rio Reno, próximo à comuna de Tamins.
Eu durante a viagem no Glacier Express.
É considerado o trem expresso mais lento do mundo, mas neste caso, a demora tem um propósito justo: que você disponha de tempo suficiente para apreciar as fantásticas paisagens ao longo de todo o trajeto!
Como já descrito, a viagem dura 7 horas, aproximadamente, o que significa que é uma atividade que ocupa praticamente todo um dia!

3o dia: Saint Moritz e região
A imponente Saint Moritz e o lago de mesmo nome.
Lago de Saint Moritz
Saint Moritz é um dos destinos de inverno mais conhecidos do mundo! Uma cidadezinha charmosíssima situada no Vale do Alto Engadine, uma região em que os lagos e os alpes conspiram para formar uma paisagem de tirar o fôlego!
Saint Moritz e o lago de mesmo nome
Os arredores de Saint Moritz são, talvez, mais atraentes do que a própria cidadezinha (a não ser que você seja um muitimilionário disposto a fazer comprinhas nas lojas das grandes grifes internacionais disponíveis nas ruas da cidade)!

Para um dia na região, eu recomendo conhecer o famoso ponto de observação Muottas Muragl (onde também há um hotel e restaurante). Essa atração pode ser alcançada por meio do Ônibus 1 que parte da estação principal de Saint Moritz (Bahnhof, em alemão), em direção a Samedan. O ponto de parada é o Punt Muragl, Talstation, a partir de onde caminha-se por cerca de 4 minutos para chegar à entrada do Muottas Muragl, de onde parte um funicular.
Entrada de Muottas Muragl
 (Link para o site do Muottas Muragl AQUI). 

O pôr do sol visto a partir deste local é fantástico, se as condições do tempo cooperarem!
Muottas Muragl e a fantástica vista
Vale do Alto Engadine, visto de Muottas Muragl
Vale do Alto Engadine, visto de Muottas Muragl
Eu deslumbrado em Muottas Muragl (um dos momentos de epifania da viagem!)
Outra atração interessante na região é explorar a beleza dos lagos da região, sendo os principais: lago de Saint Moritz, lago de Silvaplana e lago Sils. Desses, o Lago de Silvaplana é sem dúvida o meu favorito, com uma água incrivelmente azul-esverdeada! 
Há ainda diversos outros pontos de observação (que são áreas importantes de esqui, no inverno) que merecem destaque na região. 
Lago de Silvaplana (e lago Sils ao fundo, refletindo a luz)
Lago de Silvaplana
Um deles é o Corvatsch, de onde tem-se uma visão panorâmica para a região de Silvaplana e também para o mais alto pico da região: Piz Bernina.
Vista da comuna de Silvaplana e o lago de mesmo nome (foto tirada de dentro do teleférico, a caminho de Corvatsch)
Corvatsch: Piz Bernina e Roseggletscher ao fundo
Espero que tenham gostado!
Fim de tarde gelado no Lago Silvaplana
Próximo post: Suíça alpina em 3 dias, sem o Glacier Express, para quem não é muito fã de passar grandes períodos em viagens de trem (mesmo que seja no paraíso)!

Bis bald!
Vielen Dank für Ihre Aufmerksamkeit! (Obrigado pela sua atenção!)



5 comentários:

  1. Nossa, seu posto ta muito legal!!!!
    As dicas são muito interessantes e como farei uma viagem com minha família em fevereiro, o seu post veio de encontro com o que precisava!
    Valeu Marcos! Vamos seguir suas dicas e parece que você montou o roteiro que queríamos, especialmente para a parte de St. Moritz!
    Um enorme abraço e ficarei atenta aos novos posts no seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Simone!
      Muito obrigado pelo elogio! Fico feliz que tenha gostado e que minhas dicas lhe beneficiem!
      Qualquer dúvida, estou a disposição para tentar ajudá-la com a Suíça!
      Um abraço.

      Excluir
    2. Olha que ainda vou te perturbar muito Marcos! Estamos na reta final e vou precisar de todas as dicas possíveis. Por exemplo, como faço para comprar o aceso até as montanhas de St. Moritz, pois vou ficar no hostel Youth.
      Outra coisa, como você fez para almoçar ou jantar por St. Moritz? Tem alguma dica?
      Abraços!!!

      Excluir
    3. Será um prazer respondê-la, Simone!
      Geralmente o acesso para as montanhas compra-se na portaria da entrada da atração mesmo! Mas acho que para ter certeza, ao chegar na estação de Saint Moritz, vale a pena você procurar o posto de Informações turísticas, para perguntar isso oficialmente e também para pegar alguns mapas e folders sobre a região!
      Entre também no site: www.myswitzerland.com (o portal oficial de turismo da Suíça) para conferir mais detalhes!

      Quanto ao almoço e jantar, há a possibilidade de comer no Youth Hostel, mas eu preferi comer uma comida que comprei no COOP. Geralmente nessa rede de supermercados e também no MIGROS (outra grande rede de supermercados da Suíça), há boas opções de comida por bons preços! Mas certifique-se disso logo que chegar, para ver se gostará das opções!
      No Muottas Muragl há restaurante também! Não deve ser barato, mas dependendo das condições climáticas, certamente deve ser mágico jantar por lá!

      Abraços.

      Excluir
  2. Marcos, onde se lê "Posto" rsrsrs, leia-se Post!!!! rsrsrs
    Parabéns pelo blog! Ta maravilhoso!!!!!

    ResponderExcluir